terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Pretensão Salarial

É, essa vida de candidato a vaga de emprego não é fácil. Carla e eu estamos escoladas já no preenchimento dos formulários, que são repletos de perguntas estúpidas e exasperantes do tipo "Você tem experiência? Comente." ou "Como você se vê em três anos?". Mas a melhor mesmo é a famigerada "Qual a sua pretensão salarial?" e foi diante dessa beleza de pergunta que rolou o riquíssimo papo abaixo.

Lívia diz:
Ah, tem uma que eu adoro... "Qual a pretensão salarial? (não colocar a combinar)"
R: Vejamos. Eu preciso comer, pagar aluguel, água, luz, telefone, transporte, internet banda larga e tv a cabo, anticoncepcional, comprar umas roupas de vez em quando, fazer academia, comprar uns livros mesmo que seja no sebo, dar comida pro meu gato e me proporcionar algum lazer com cinemas, jantares e botecadas. Digamos que uns R$ 5.000,00 seriam suficientes, caro empregador.
Carla diz:
...e emprestar dinheiro para os amigos que poderão ganhar menos que eu. Sabe como é, uma mão lava a outra. Isso deve passar um ar de solidariedade.
Lívia diz:
Ah, se for assim, eu tenho que incluir minha participação em campanhas do quilo e do agasalho.
Carla diz:
Exato, ia falar agora.... "...sendo assim, se meu salário for de R$ 5.500,00 eu poderei ajudar mensalmente instituições de caridade, pagar diariamente os flanelinhas para que não arranhem o meu carro, gerando assim emprego e renda (para eles, claro)”.
Lívia diz:
Ah, mas peraí! Eu tava pensando em ônibus, metrô e táxi. Se for carro, o salário tem que ser maior, afinal, tem o seguro, o IPVA, a gasolina, o estacionamento e o flanelinha, sem falar no lava rápido.
Carla diz:
Certo, você finaliza com "vocês exigem carteira de habilitação?"
Lívia diz:
Aahahahahahaha... Ai, Deus!
Carla diz:
Tu esqueceu ainda a faxineira, o China in Box e a pizzaria, visto que você vai se matar de trabalhar e não vai ter tempo pra preparar comida...
Lívia diz:
Verdade!
Carla diz:
Cara, se for em SP então? Como não pedir comida? Isso não existe!
Lívia diz:
Aí, chefia, a gente morre em R$ 7.000,00 legais, ta valendo??
Carla diz:
Deixe claro: líquido!
Lívia diz:
Elementar!
Carla diz:
Caralho, mas agora - por segundos - vamos analisar... Meu, como o povo vive com 300 reais ou as vezes só a bolsa família? Tem noção disso? Completamente surreal.
Lívia diz:
Exatamente. Isso pq a conta não é na ponta do lápis, é só estimativa... AH! Temos que computar uma viagenzinha no fim de semana e uma fuga no carnaval prum lugar que não toque axé.
Carla diz:
Certo. Em época de verão os gastos aumentam, anota aí: picolés na praia, milho verde, pamonha, água de coco (é preciso hidratar, meu filho), restaurantes à beira-mar são mais caros, principalmente no verão, gastos com artesanatos locais e passeios turísticos.
Lívia diz:
Ahahahahahahahaha...PAMONHA?
Carla diz:
Eu não como, mas e a amiga que tá junto e que vai falar "paga pra mim porque estou sem trocado"? Ora, penso em tudo... e você sabe, até R$ 2,00 a gente nunca aceita receber
Lívia diz:
Nossa, dois reais?? O limite é baixo assim??
Carla diz:
Porra, Lívia, ainda não ganho os 7 mil líquidos. Por isso vem a frase: Eu quero ter um milhão de amigos pra pedir emprestado R$ 1.00 pra cada um... Cara, ninguém te cobra R$ 1,00. Com base nesse fato, ficar milionário não é difícil.
Lívia diz:
Verdade... Ou não. Porque EU ter um milhão de amigos é realmente impossível (eu ia dizer virtualmente, mas virtualmente é totalmente possível, então...)... EU tolerar tanta gente assim é impensável.
Carla diz:
Minha filha, "amigos" são seres em extinção. Mas R$ 1.00 a gente consegue com cara de turista perdido nas ruas da cidade "peguei ônibus errado, fiquei sem grana, pode me emprestar um real, moço?" (cara do gato de botas)
Lívia diz:
ahahahahaha...Nem tanto, lembra do altão esquisito que tentou passar esse caô na gente no dia do japonês? Polido, educado e cara de pau...mas não colou.
Carla diz:
Ele não estava com cara de gato de botas e não conseguiu a nossa atenção... Ah, uma boa pergunta para destacar é "... aliás, vocês dão plano de saúde?"
Lívia diz:
Caramba, é verdade! Se não, temos que subir mais uns mil reais...
Carla diz:
Se disser não, acrescente: "Então senta que lá vem história, digo, cálculos"
Lívia diz:
Consultas, exames, remédios, uma possível internação, um possível parto, uma possível intervenção cirúrgica...
Carla diz:
E lá em cima, no lazer, onde você fala sobre cinemas e botecadas, você inclui as idas aos museus, exposições, teatros e shows? Afinal, eles não vão querer lidar com um ser desprovido de cultura!
Lívia diz:
Siiim, é verdade...
Carla diz:
Gente, viver tá ficando caro...
Lívia diz:
Tenho que incluir também o dinheiro da assinatura de jornal...
Carla diz:
... e revistas.
Lívia diz:
Eu falei de livros, mas não de cds e dvds. Melhor falar, ou eles podem pensar que: ou eu não tenho cultura, ou que sou adepta de pirataria...
Carla diz:
Exato! Destaque!
Lívia diz:
Esquecemos de algo?
Carla diz:
Eu tô aqui pensando, tenho certeza que algo ficou de fora...
Lívia diz:
Geeeeeeeeeente, mas é claro que sim!!! Manicure, cabeleireiro, depilação e massagista!!!
Carla diz:
Mas é claaaaro!
Lívia diz:
COMO eu vou ser uma poderosa e linda mulher de negócios sem isso???
Carla diz:
Lembrando que não pode ser qualquer um.
Lívia diz:
Não mesmo. E mais: maquiagem. Tá pensando que dá em árvore, caro empregador?
Carla diz:
Rá! No mínimo as do Boticário porque isso eu admito que é bom!
Lívia diz:
Tsc...Sem merchandising, já basta o China in Box.

4 comentários:

Carla disse...

Falando em China in Box estou comendo Carne com Legumes aqui. Afinal de contas, precisamos mostrar aos leitores que a nossa discussão é baseada em fatos e cálculos reais.

;)

Plinio Rocha disse...

Carla enviou 08/01/2008 15:26:
cadê o leitor assíduo? Preciso de acessos, leitores!
Carla enviou 08/01/2008 15:26:
amigos que fingem que gostam de mim! rs
Carla enviou 08/01/2008 15:26:
(o drama)
- Plinio Rocha diz (16:25):
to lendo agora
k
nesse momento
fica calma

ja eu comento
agora que aprendi
fácil....
Carla diz (16:25):
ai, Plínio, sem vc o blog já teria sido deletado
- Plinio Rocha diz (16:26):
ta vendo
hj tem post de novo
ja passei pra mais uma leitora
ju-prima
vou pedir pra ela comentar
Carla enviou 08/01/2008 15:29:
é, preciso cativar leitores
- Plinio Rocha diz (16:27):
mas comigo fique tranquila
- Plinio Rocha diz (16:28):
sempre passarei por aqui....
E tenho dito

Carla disse...

Hahahahahahaha

Comentário "baseado em PAPOS reais"!
Só podia ser você, pliniolino!

Andréa Paes εїз disse...

Dorei!
Na próxima, to dentro!
(nem q seja pelo celular!!!)